top of page

GUERRILHA - 
Experimento para tempos sombrios

“GUERRILHA – experimento para tempos sombrios” é um espetáculo teatral criado no ano de 2016 que trata de histórias que nos são pouco contadas em relação à resistência feminina durante o processo das ditaduras civil-militares da América Latina. A pesquisa foi feita a partir de documentos oficiais, históricos, estéticos e também dos relatos daquelas que viveram esse período que ainda deixa uma ferida aberta na história do nosso continente.

 

Surge de uma viagem da atriz Idylla Silmarovi à Bolívia e Perú, onde entrou em contato com grupos femininos e feministas que seguem na luta por Memória, Verdade e Justiça e que ainda buscam por seus familiares e amigos desaparecidos durante o processo ditatorial sofrido na América Latina nas décadas de 60, 70 e 80. A peça, por sua vez, faz um levante de memórias de mulheres que participaram das lutas políticas na América Latina durante esse período.

Sinopse: GUERRILHA - substantivo feminino. Ações descontínuas de inquietação, emboscadas. A principal estratégia é a ocultação e extrema mobilidade das combatentes chamadas de guerrilheiras. Uma mulher que fala junto à voz de outras. Reconstrução sem linha cronológica de memórias ainda empoeiradas de ontem. Se as que comandam vão no TRÁ: Guerrilheiras da América: Univos!

Foi criado sob a direção de Raquel Castro, direção musical de Claudia Manzo, com atuação, concepção e dramaturgia de Idylla Silmarovi, sob a orientação do Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania.

Assista o teaser do espetáculo aqui:

bottom of page